Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

em                                    

Instrumentação e Óptica Aplicada - PPGIO

 

 

    Apresentação

    Informações do Curso

    Projetos Atuais

    Banco de Teses

    Processo Seletivo

    Calendário Acadêmico

    Contato

    Gerenciamento Acadêmico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetos Atuais

         

O PPGIO, através de seus docentes e discentes, está envolvido em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, inovando na área de concentração de sua competência. Os projetos são financiados por órgãos como CNPq, CAPES, FAPERJ, FINEP, ANEEL e outras agencias de fomento,  além de parcerias com empresas. Os objetivos são a pesquisa de ponta e o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias dentro dos contextos nacional e internacional. Os escopos dos projetos atuais do PPGIO estão descritos a seguir:

 

1)     Período: 2011 – 2013

Título: Tecnologia USTDR (UltraSonic Time-Domain Reflectometer) para Detecção e Localização de Vazamento de Óleo Isolante em Linhas Subterrâneas de 138 kV

Descrição: O Objetivo deste projeto é a localização de falhas do isolamento de alta tensão em cabos subterrâneos isolados a óleo. O método de localização se baseia na tecnologia de reflectometria de ondas mecânicas ultrasonicas. Tal técnica pode ser aplicada tanto na área de distribuição de energia elétrica como em cabos de telecomunicações, uma vez que as ondas ultrasonicas não interferem diretamente com as ondas eletromagnéticas, permitindo a inspeção do cabo em operação.

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 3) .

Integrantes: Ricardo MArques Ribero - Integrante / Odair da Silva Xavier - Integrante / Henrique de Oliveira Henriques - Coordenador / Wagner Zanco - Integrante / Sydney Bragantine Germano - Integrante / Andrés Pablo López Barbero - Integrante.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Light - Auxílio financeiro.

  

2)     Período: 2010 - 2014       

Título: Desenvolvimento de Multiplexação por Divisão em Comprimento de Onda (WDM) em Fibras Poliméricas para Redes Ópticas Residenciais

Descrição: Esta proposta visou a solicitação  uma (1) bolsa de Mestrado que foi oferecida a um estudante do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense (UFF) a partir de agosto/2010. A solicitação está coerente com a concessão  da renovação da bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) a Ricardo Marques Ribeiro com base no Projeto EnerGiga-X - Desenvolvimento de Tecnologias Ópticas de Acesso em Banda-Larga FTTH/FTTA/FITH e Supervisão para os Setores de Telecomunicações e Energia Elétrica . O tema básico proposto para a dissertação de Mestrado, com o codinome de EnerGiga-I (X = I = interno), abrange uma parte do Projeto da bolsa DT de Ricardo Marques Ribeiro, ao mesmo tempo que possui escopo num nível de profundidade compatível com a de uma dissertação de Mestrado. O Projeto teve como linha mestra o desenvolvimento de tecnologias para o aproveitamento da grande capilaridade da rede elétrica de distribuição visando também oferecer serviços de Telecomunicações em banda-larga com tecnologia óptica Fiber-to-the-Home (FTTH) ao usuário EnerGiga-E. Como um dos sub-produtos, o EnerGiga-E habilitará a implementação das Redes Residenciais de alta capacidade (Fiber-into-the-Home - FITH) EnerGiga-I, que é justamente a motivação central da proposta a ser desenvolvida como dissertação de Mestrado. Visa então atender o setor de Telecomunicações, as distribuidoras de energia elétrica, setor industrial e de serviços, e o usuário em geral, contribuindo inclusive para a inclusão digital . A proposta abrange a área das Engenharias com os temas específicos predominantes Optoeletrônica e Tecnologias da Informação e Comunicação . A dissertação compreenderá três fases: Estudo do estado-da-arte a nível internacional das redes residenciais..

Linha de Pesquisa: Dispositivos e Óptica Aplicada

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) .

Integrantes: Ricardo MArques Ribero - Coordenador / Medeiros, D. S. V - Integrante / Andrés Pablo López Barbero - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro..

  

3)     Período: 2010 – 2012

Título: Desenvolvimento de um Sistema Inteligente de Gerenciamento de Vagas de Estacionamento Automotivo em Vias Públicas - e-SIGA

Descrição: Esta proposta teve por objetivo solicitar recursos para o desenvolvimento de um sistema inteligente para gerência de vagas de estacionamento automotivo em áreas urbanas. O sistema, chamado aqui de e-SIGA, permite ao gestor o controle absoluto das vagas existentes nas áreas de interesse. Tal sistema ainda oferece ao usuário a possibilidade de ocupar a vaga mais próxima por meio de informações obtidas via acesso WEB. O sistema, quando implementado, estabelecerá áreas preferenciais para estacionamento por meio da aplicação de tarifas de estacionamento diferenciadas (por regiões e horários), incentivando o uso de transportes de massa para acesso aos centros de maior movimento, permitindo uma maior organização do trânsito nas vias públicas. O sistema permitirá, por exemplo, uma perfeita transparência das estatísticas de utilização das diferentes áreas de estacionamento, possibilitando a aplicação de política de tarifas para diferentes áreas e horários que descongestionem o trânsito nas áreas de interesse do gestor. Até onde é de conhecimento dos proponentes, esta proposta é inédita em vários aspectos tais como: localização antecipada de vagas livres via WEB e tarifação fracionada e gerência remota dos parquímetros. O sistema permite futuramente a utilização de diversos outros serviços como, por exemplo, o monitoramento urbano por câmera, a partir da infra-estrutura instalada.

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) .

Integrantes: Ricardo Marques Ribeiro - Integrante / Odair da Silva Xavier - Integrante / Wagner Zanco - Integrante / Andrés Pablo López Barbero - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro..

  

4)     Período : 2010 - 2012      

Título: Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes Baseados em Sensores a Fibra Óptica para Transformadores de Potência

Descrição: : Desenvolvimento de um sistema óptico de monitoração acústica de descargas parciais para transformadores de potência e a instrumentação com fibra óptica de novos transformadores. Projeto ainda a ser contratado em 2009 pela Eletronorte.

Linha de Pesquisa: Dispositivos e Óptica Aplicada.

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) .

Integrantes: Ricardo MArques Ribero - Integrante / Odair da Silva Xavier - Integrante / Henrique de Oliveira Henriques - Coordenador / Wagner Zanco - Integrante / Andrés Pablo López Barbero - Integrante.

Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Cooperação / Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro..

 

5)     Período: 2010 - Atual      

Título: Estudo e desenvolvimento de sensores ópticos para a monitorização remota de parâmetros ambientais

Descrição: Este projeto tem como objetivo o apoio a formação de recursos humanos na tecnologia de sensoreamento utilizando fibras ópticas e o incremento da colaboração científica e tecnológica na área de sensoreamento remoto para a monitoração de parâmetros do ambiente principalmente de parâmetros químicos.

Linha de Pesquisa: Dispositivos e Óptica Aplicada.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 4) .

Integrantes: Andres Pablo Barbero - Integrante / João Crisóstomo Weyl de A Costa - Integrante / Rubens Farias - Integrante / Marcelo Segatto - Integrante / Maria José Pontes - Integrante / Maria Aparecida Gonçalves Martinez - Integrante / Orlando Frazão - Integrante / Manuel Marques - Integrante / José Manuel Baptista - Integrante / Jose Luis Santos - Integrante / Ricardo Ribeiro - Integrante / Ireneu Manuel Silva Dias - Integrante / Pedro Alberto da Silva Jorge - Integrante / Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi - Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Fundação de Ciência e Tecnologia – Cooperação (período de 2010 a 2012).

 

6)      Período: 2012 - Atual

Título: Desenvolvimento Teórico e Experimental de Técnica de Interrogação de Sensores Ópticos Baseados em LPG´s e FBG´s.

Descrição: Esta proposta visa principalmente o desenvolvimento teórico e experimental de uma nova técnica de interrogação de sensores baseados em Grades de Bragg convencionais (FBG´s) e de período longo (LPG´s). A técnica de interpretação dos sinais ópticas provenientes da interrogação ótica é inédita, até onde é de conhecimento do proponente. A técnica tem como principal vantagem, além de ser auto-referenciada, possuir uma faixa dinâmica muito maior quando comparadas com outras existentes na literatura. Assim, equipamentos que venham a fazer uso desta técnica poderão ser mais simples e de menor custo que similares existentes. O desenvolvimento da técnica é parte dos benefícios obtidos através do último convenio de cooperação com a Universidade do Porto.Portugal, através de co-financiamento entre o CNPq e o FCT, no qual pudemos compartilhar experiências, conhecimento e contribuir sensivelmente para a literatura disponível sobre o assunto. Através de um orçamento bastante reduzido, em função da infraestrutura existente em nosso laboratório, LaCOp, mostraremos que há expectativa de curtíssimo prazo para a inserção da tecnologia aqui desenvolvida nos sistemas de produção locais de nossa Instituição, através de aplicações imediatas na área de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações. Esta proposta visa principalmente o desenvolvimento teórico e experimental de uma nova técnica de interrogação de sensores baseados em Grades de Bragg convencionais (FBG´s) e de período longo (LPG´s). A técnica de interpretação dos sinais ópticas provenientes da interrogação ótica é inédita, até onde é de conhecimento do proponente. A técnica tem como principal vantagem, além de ser auto-referenciada, possuir uma faixa dinâmica muito maior quando comparadas com outras existentes na literatura. Assim, equipamentos que venham a fazer uso desta técnica poderão ser mais simples e de menor custo que similares existentes. O desenvolvimento da técnica é parte dos benefícios obtidos através do último convenio.

Linha de Pesquisa: Dispositivos e Óptica Aplicada.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 4) / Doutorado ( 4) .

Integrantes: Andrés Pablo López Barbero / - Coordenador / Ricardo Marques Ribeiro - Integrante / Odair da Silva Xavier - Integrante / Alexandre Bessa - Integrante / Pedro Flores - Integrante / Wagner da Silva Zanco - Integrante / Sydney Germano Bragantine - Integrante.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  

7)     Período: 2010 - Atual      

Título: Analise do Comportamento de Amplificadores Raman em Regime Transiente na Banda S

Descrição: O comportamento transiente de amplificadores ópticos baseados no espalhamento Raman estimulado na Banda S (1460nm a 1530nm) será investigado neste projeto. A abordagem da pesquisa é realizada através de simulações numéricas e montagem de aparato experimental.

Linha de Pesquisa: Dispositivos e Óptica Aplicada.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) .

Integrantes: Maria Aparecida Gonçalves Martinez – Coordenador / Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro (período de 2010 a 2012).

 

 8)     Período: 2010 - Atual      

Título: Estudos espectroscópicos teóricos experimentais de camada interna para sistemas com aplicações tecnológicas e analíticas.

Descrição: O Objetivo básico dessa linha de pesquisa é a obtenção e a interpretação de espectros de fotoabsorção e de fotoemissão nas regiões do ultravioleta de vácuo e de raios-X com fonte de luz síncrotron. As análises dos espectros baseiam-se em cálculo RHF-CIS, oriundos dos modelos de excitações localizadas utilizando o programa GSCF-3.[Proposta de pesquisa- D04A-SXS-9267.]

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .

Integrantes: Antonio Guerra - Integrante / Turci, Cassia - Coordenador / Glaucio B. Ferreira - Integrante / Ana Lucia Ferreira de Barros - Integrante.

 

9)     Período: 2009 - Atual      

Título: Estudo da dinâmica da fotofragmentação iônica de sistemas aromáticos do tipo push-pull na borda K utilizando espectrometria de massas por tempo-de-vôo e técnicas de coincidência

Descrição: A excitação de camada interna e a fragmentação iônica associada possibilitam o estudo das estruturas eletrônicas e geométrica de moléculas e sua dinâmica de fotoionização. Utilizando-se a radiação síncroton e a espectrometria de massas por tempo-de-vôo (TOF-MS) é possível investigar a dinâmica de fotofragmentação iônica de um sistema molecular em processos fotoquímicos desencadeados por absorção de raios-X. O objetivo desta proposta de pesquisa é dar continuidade ao projeto iniciado através da Proposta D08A-SGM-7250, desenvolvida pelo grupo em 2008. Naquela oportunidade, iniciaram-se os estudos da fragmentação iônica, após a excitação na borda K (C1s, N1s e O1s), de pequenos hidrocarbonetos aromáticos, em fase gasosas [proposta de pesquisa D08A-SGM8730].

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) .

Integrantes: Antonio Guerra - Integrante / Turci, Cassia - Coordenador / Glaucio B. Ferreira - Integrante / Ana Lucia Ferreira de Barros - Integrante.

 

10)  Período: 2008 - Atual      

Título: Espectrometria de Massa e Física de Superfícies

Descrição: A idéia principal é mostrar a dessorção dos fragmentos formados a partir de raios cósmicos interagindo com diferentes gelos de água.

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Pilling, S. - Integrante / Enio Frota da Silveira - Coordenador / Lucio Farenzena - Integrante / Diana Pilling - Integrante / Eduardo Seperuelo Duarte - Integrante / Andrade, Diana - Integrante / Wien, Karl - Integrante / Bordalo, Vinicius - Integrante / Cássia Ribeiro Ponciano - Integrante / Ana Lucia Ferreira de Barros - Integrante.

 

11)  Período: 2008 - Atual      

Título: Processos Atômicos em Colisões de Interesse Astrofísico, Ambiental e Médico

Descrição: Realizar um estudo da evolução de amostras de gelos sob irradiação em uma faixa larga de energia, que se estende de keV a GeV, contemplando os efeitos físico-químicos induzidos tanto pelo vento solar quanto pelos raios cósmicos pesados. As seções de choque de destruição de moléculas inicialmente presentes nas amostras, e de formação de espécies novas, produzidas via radiólise, assim como taxas de dessorção (sputtering yields), podem ser determinadas por espectroscopia FTIR. A partir desses resultados para uma base de dados ampla, incluindo diferentes projéteis (íons) e alvos, relações de escala como funções, por exemplo, da energia depositada podem também ser deduzidas. Assim como, estudar gelos formados por misturas de várias moléculas e de gelos contendo moléculas orgânicas (e.g. formaldeído), com o objetivo de verificar se moléculas mais complexas, pré-bióticas, tais como glicina, podem ser formadas através da irradiação por íons pesados. Neste último caso, os estudos através de espectroscopia FTIR serão complementados por estudos cromatográficos, de resíduos obtidos após a evaporação das moléculas voláteis presentes nas amostras irradiadas. Este projeto é desenvolvido no acelerador do GANIL-França, onde existe a possibilidade de estudar projéteis nos dois diferentes regimes de deposição de energia: as linhas de feixe IRRSUD e SME (1-10 MeV/u, com a possibilidade de atingir 100 MeV/u no HE (high energy)) que podem simular raios cósmicos realmente rápidos .

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Doutorado ( 3) .

Integrantes: Enio Frota da Silveira - Integrante / Alicja Domaracka - Integrante / Hermann Rothard - Integrante / Philippe Boduch - Coordenador / Ana Lucia Ferreira de Barros - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Cooperação.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1.

  

12)  Período: 2006 - Atual      

Título: Estudo da Física da Sonoluminescência

Descrição: As principais atividades de pesquisa deste projeto se resumem na montagem do aparato experimental de sonoluminescência no Laboratório de Física Experimental e Aplicada (LaFEA) e no estudo teórico de uma única bolha sonoluminescente. O nome Sonoluminescência é dado à emissão de luz excitada por cavitação acústica em meios aquosos e não aquosos. Em ambos meios, a emissão de luz é o resultado da formação de espécies em estado eletrônico excitado causado pela alta temperatura local. A emissão da luz pode ser utilizada como uma sonda espectroscópica de eventos de cavitação, ou seja, servir como indicadora dos fenomênos ultrasônicos. A bolha sonoluminescente é um oscilador não linear, concentrando preferivelmente uma grande energia sonora, de tal forma a criar fótons. Como motivador de possíveis aplicações, tem-se o fato de que no interior da bolha pulsante há temperaturas altas, assim choques, plasmas, ionização, foto-recombinação, radiação Bremsstrahlung e até fusão são prováveis de ocorrer. Estamos construindo um aparato que permite investigar as propriedades básicas do fenômeno e realizar estudos do seu comportamento, assim como realizar cálculos teóricos que descrevam o processo em questão. O laboratório de Física Experimental e Aplicada LaFEA, foi construido no CEFET vinculado exclusivamente ao projeto de Sonoluminescência. Além disso sou lider do grupo de pesquisa da Física Da Sonoluminescência junto ao CNPq.

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico ( 1) .

Integrantes: Ana Lucia Ferreira de Barros - Coordenador.

Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 5.

 

13)  Período: 2006 - Atual      

Título: Tecnologia de Filmes Finos aplicado a Indústria

Descrição: O Brasil tem uma falta de engenheiros treinados focados em aplicações na indústria, portanto, um curso aplicado nas universidades de pesquisa de filmes finos é necessário. O estado do Rio de Janeiro e em particular na cidade do Rio de Janeiro é marcado por atividades industriais em sectores-chave como a petroquímica, construção naval, automóvel, ferro e aço e têxteis. Portanto, a implementação de um curso de especialização de pós-graduação em processos aplicados vácuo deposição de filmes finos e na construção de um laboratório de alunos. .

Linha de Pesquisa: Instrumentação Científica e Tecnológica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 1) .

Integrantes: Ralph M. Schmittgens - Coordenador / Eberhard Schultheiss - Integrante / Ana Lucia Ferreira de Barros - Integrante.

 

14)  Período: 2012 - 2015       

Título: Pesquisa nas áreas de Comunicações usando Óptica no Espaço Livre e Sensores a Fibra Óptica

Descrição: Bolsa de produtividade em Pesquisa - Um sistema de comunicações empregando a tecnologia de óptica no espaço livre (Free Space Optics FSO), que já foi desenvolvido no LabFot, será atualizado de tal forma a ter sua taxa de transmissão elevada, a distância do enlace aumentada e será colocado em uma rede local para que seu desempenho seja avaliado. A multiplexação por divisão de código, também será analisada neste projeto com o intuito de tornar o sistema FSO mais robusto à segurança da transmissão da informação. Será verificado o desempenho do enlace FSO se ao utilizar esta técnica de multiplexação. O uso do sistema FSO servirá para prover comunicação em ambientes urbanos densamente povoados bem como em ambientes de floresta ou mesmo em localidades isoladas. Alguns sensores a fibra óptica já foram desenvolvidos no LabFot tais como sensor de temperatura, sensor de tração e sensor de índice de refração. Pretende-se, neste projeto, dar continuidade a esta atividade de pesquisa, implementando melhorias nestes sensores e, principalmente, utilizando-os em monitoração remota, de tal forma que a cabeça óptica esteja a dezenas e, talvez centenas, de quilômetros da fonte óptica e do equipamento de medição. Desta forma, a amplificação óptica, também será considerada nesta pesquisa.

Linha de Pesquisa: Dispositivos e Óptica Aplicada

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 2) .

Integrantes: Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi - Coordenador /Andres Pablo Barbero – Integrante/ Aparecida Gonçalves Martinez - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4.

 

15)  Período: 2010 - Atual

Título:Desenvolvimento de um Braço Manipulador Robótico Controlado por Servo-Visão

Descrição: Dentro da área de sistemas robóticos, podem-se destacar os dispositivos chamados Manipuladores Robóticos, que são robôs de base fixa normalmente utilizados para mover objetos ao seu redor. Este projeto propõe a construção de um manipulador robótico com dois graus de liberdade, com juntas de revolução, que tem como efetuador um laser. O manipulador deverá rastrear um caminho, reproduzindo a movimentação de um objeto selecionado utilizando servo-visão. A construção do manipulador engloba as áreas de processamento de imagens, instrumentação eletrônica e controle. Serão realizadas todas as etapas de construção desde o projeto mecânico até testes de validação e eficiência do manipulador..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Elane Gomes - Integrante / Marcelo Canavarros - Integrante / Bruna Lemberck - Integrante / Daniel Delanne Pini - Integrante / Renato Theobaldo - Integrante / Eric Parauta - Integrante / Alessandro Jacoud Peixoto - Integrante / Aline da Rocha Gesualdi - Coordenador.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

 

16)  Período: 2011 - Atual

Título: Projeto e Fabricação de Isoladores Óticos Integrados

 Descrição: O objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um isolador óptico pratico em guia de onda com aplicações em lasers de alta potência, sistemas de comunicações ópticos e circuitos fotônicos integrados. O isolador incorpora nanopartículas ferromagnéticas em uma camada ressonante (RL Resonant Layer) acima do guia de onda óptico principal, formando uma camada de um composto ferromagnético (FC Ferromagnetic Composite) que apresenta perdas não recíprocas na presença de um campo magnético estático. O conceito do dispositivo isolador de camada ressonante (RL Isolator) foi demonstrado recentemente usando camadas de polímeros para formar o guia de onda [1],[2]. Para atingir o objetivo final é necessário (a) desenvolver um software que resolva a equação de onda vetorial na presença de campos magnéticos estáticos para substituir a atual solução escalar; e (b) projetar (usando o software vetorial) e fabricar guias de ondas em polímeros e material semicondutor no sistema InGaASP/InP..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Aparecida Gonçalves Martinez – Coordenador/ Maria Thereza Miranda Rocco Giraldi - Integrante.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa (de 2011 a 2012).

 

17)  Período: 2010 - atual

Título:  Técnicas de Holografia Interferométrica Digital Aplicadas a analise de propriedades mecânicas e estruturais de materiais

 Descrição:  Neste projeto estudamos a utilização Holografia Interferométrica Digital Aplicadas a análise de propriedades mecânicas e estruturais de materiais, principalmente em análise de propriedades mecânicas relacionadas a determinação de parâmetros, analise de fadiga, trincas e problemas correlatos. Linha de Pesquisa: Estudos de técnicas & Aplicações das propriedades de Holografia Digital

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando), Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando) , Paulo Acioly Marques dos Santos ( orientador – coordenador). Alunos envolvidos: Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando - tese) , Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando-colaborador) Rosembergue Brasileiro Freire Jr. (mestrando), Mariana Teixeira Silva( iniciação científica)

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

18)  Período: 2010 - atual

Título:Geração e analise de padrões dinâmicos de moiré por fotorrefração

Descrição:  Neste projeto estudamos a utilização do efeito fotorrefrativo na superposição de redes holográficas senoidais na geração de padrões dinamicos de moiré e suas aplicações a interferometria, principalmente em análise de propriedades mecânicas e estruturais de materiais. Linha de Pesquisa:Estudos e & Aplicações das propriedades de materiais fotorrefrativos

Integrantes:Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando), Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando) , Paulo Acioly Marques dos Santos ( orientador – coordenador) . Alunos envolvidos:Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando), Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando)

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

19)  Período: 2011 - 2013   

Título: Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES)

Descrição: A engenharia de superfícies é usada em larga escala nos sistemas produtivos de países com altos índices de desenvolvimento industrial. Trata-se da tecnologia de preparação e modificação das superfícies de componentes de engenharia para cumprir funções específicas dentro de uma aplicação, em geral sem modificar significativamente as dimensões dos componentes para a aplicação projetada. O presente projeto visa conhecimento científico, inovação e desenvolvimento sustentável nesses segmentos industriais do país mediante: a) formação de recursos humanos com excelência em pesquisa fundamental e em desenvolvimento de processos e produtos; b) inserção de tais processos, produtos e recursos humanos no sistema produtivo industrial do país, bem como criação de novos empreendimentos de base tecnológica; c) transferência de conhecimento para a sociedade. Serão investigadas neste Projeto as áreas da engenharia de superfícies que tratam de: 1) funcionalização, 2) proteção e 3) metrologia, tanto do ponto de vista científico quanto do desenvolvimento tecnológico.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: 5

Integrantes: Dante F. Franceschini Filho, Vladimir Trava-Airoldi, Israel Baumvol, Francisco Marques, Amilton Sinatora, Cherlio Sacandiam, Carlos Figueroa, Fernando Lazaro Freire Jr ( Coordenador), e outros

Financiador(es): Ministério de Ciência e Tecnologia – Programa  INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia)

 

20)  Periodo: 2012-2014

Título: Desenvolvimento e aplicações de novos materiais magnéticos.

Descrição:

O objetivo deste projeto é dar suporte à produção, caracterização e modelagem teórica de novos materiais no Instituto de Física da UFF. Estudaremos diversos tipos de sistemas, como nanopartículas, filmes finos, ligas e compostos intermetálicos, oxiboratos, supercondutores, magnetos moleculares e magnetocalóricos, visando a caracterização composicional, estrutural e propriedades físicas, como magnéticas e elétricas. Estes materiais possuem diversas aplicações, desde hipertermia para tratamento de câncer até mídias de gravação magnética. O projeto propõe também realizar modelagem do crescimento de nanopartículas magnéticas e filmes finos. A combinação das competências dos diversos pesquisadores envolvidos permitirá uma interpretação mais consistente das propriedades físicas das nano partículas, pois será possível comparar os resultados experimentais com os resultados de modelagem teórica. Atualmente existem no Instituto de Física da UFF vários pesquisadores trabalhando em modelagem teórica e também produzindo nanomateriais e óxidos com propriedades físicas interessantes, no entanto, a produção destes e outros materiais assim como a modelagem teórica precisam da implementação de equipamentos nos laboratórios do nosso instituto. A instalação destes equipamentos (forno a arco, duplicador de frequência, cluster para modelagem) fornecerá mais versatilidade e rapidez para o trabalho destes grupos de pesquisa e também deverá fortalecer a interação entre pesquisadores teóricos e experimentais da Instituição, bem como colaborações internacionais. O objetivo ainda é de manter e fomentar o intercâmbio de pesquisadores criando um ambiente de complementaridade, visando a formação e ao fortalecimento de recursos humanos nas áreas estratégicas de materiais, nanociências e nanotecnologia.

Linhas de Pesquisa: Produção de nanopartículas por ablação a Laser e outras técnicas, síntese de ceramicas magneticas e supercondutoras, Estudo magnético e de transporte elétrico em sistemas de nanopartículas magnéticas, magnetocalóricos, multiferroicos, magnetos moleculares, supercondutores e outros.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado-4 Doutorado-5

Integrantes: Fabio Aarão Reis(coordenador), Daniel Lendro Rocco, Yutao Xing,Dante Franceschini, Dalber Candela

Financiador(es): FAPERJ - Pensa Rio

 

21)  Período: 2012 - 2015   

Título: Espectroscopia de radicais moleculares.

Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de métodos e modelos para análise de gases poluentes na atmosfera. Medidas em laboratório são realizadas para caracterização de espectros moleculares em atmosfera e temeperatura controlada, visando o emprego dos mesmo nas medidas de concentração de gases poluentes nas atmosferas das cidades de Niterói e Volta Redonda. Os espectros realizados em laboratório servem de banco de dados para análise dos espectros obtidos por estações de medidas in loco.

Linha de Pesquisa:Física Atmosférica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (1).

Integrantes: Wagner Tavares Buono - Integrante / João Marcos Moreira - Integrante / Daniel Silva - Integrante / Samuel Domenech - Integrante /  Carlos Eduardo Fellows - Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro, CNPq - Auxílio financeiro.

 

22)  Período: 2012 - 2015   

Título: Espectroscopia de radicais moleculares em alta resolução.

Descrição: Este projeto tem como objetivo o estudo de radicais moleculares, diatômicos e poliatômicos, com fins de pesquisa básica. Os espectros obtidos, em alta resolução, são registrados em faixas do espectro que cobrem do infravermelho médio ao ultravioleta próximo. Após análise dos mesmos, atransições moleculares são classificadas e as linhas espectrias reduzidas, através de modelos, a constantes moleculares que caracterizam os estados eletrônicos envolvidos.

Linha de Pesquisa:Física Moleculas, Espectroscopia de Fourier em alta resolução.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: / Doutorado (1).

Integrantes: Laís Leal Lessa – Integrante /  Carlos Eduardo Fellows - Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro, CNPq - Auxílio financeiro.

 

23)  Período: 2010 - atual

 Título:  Técnicas de Holografia Interferometrica Digital Aplicadas a analise de propriedades mecânicas e estruturais de materias

Descrição:  Neste projeto estudamos a utilização Holografia Interferometrica Digital Aplicadas a analise de propriedades mecânicas e estruturais de materias, principalmente em análise de propriedades mecânicas relacionadas a determinação de parametros, analise de fadiga, trincas e problemas correlatos.

Linha de Pesquisa: Estudos de técnicas  & Aplicações das propriedades de Holografia Digital

 Alunos envolvidos:  Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando - tese) , Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando-colaborador) Rosembergue Brasileiro Freire Jr. (mestrando), Mariana Teixeira Silva( iniciação científica)

Integrantes: Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando), Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando) , Paulo Acioly Marques dos Santos ( orientador – coordenador)

 Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

24)  Período: 2010 - atual

Título:  Geração e analise de padrões dinâmicos de moiré por fotorrefração

Descrição:  Neste projeto estudamos a utilização do efeito fotorrefrativo na superposição de redes holográficas senoidais na geração de padrões dinamicos de moiré e suas aplicações a interferometria, principalmente em análise de propriedades mecânicas e estruturais de materiais.

Linha de Pesquisa: Estudos e & Aplicações das propriedades de materiais fotorrefrativos

Alunos envolvidos: Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando), Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando)

Integrantes: Marcos Eduardo de Oliveira ( doutorando), Gabriela Nieva de Oliveira(doutorando) , Paulo Acioly Marques dos Santos ( orientador – coordenador)

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.